Início > Publicações
Destaques Direitos LGBTQIAPN+

Associação pede que formulários e registros públicos sejam adaptados a novas conformações familiares

Por REDAÇÃO CASCONE

Para a ABGLT, a manutenção das expressões “pai” e “mãe” no lugar de expressões não vinculadas a um gênero específico viola os preceitos fundamentais.

Leia mais »
Destaques Direito Previdenciário Direito Trabalhista

28 de outubro – Dia dos Servidores Públicos e a PEC32

Por CLAUDIA CAROLINE NUNES DA COSTA

O dia 28 de outubro é o Dia Nacional dos Servidores Públicos. A data foi instituída pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 que determina os direitos e deveres desses trabalhadores em todos os níveis da administração publica (municipal, estadual, distrital e federal).

Leia mais »
Destaques Direito Previdenciário Direito Trabalhista

Município pagará adicional de periculosidade a cirurgião dentista por uso de aparelho de raios x móvel

Por REDAÇÃO CASCONE

Na quinta-feira passada, 07 de outubro de 2021, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Município de Pradópolis (SP) a pagar o adicional de periculosidade a um cirurgião dentista pelo uso de aparelho de raios X móvel em suas atividades profissionais. Para o colegiado, trata-se de atividade de risco.

Leia mais »
Destaques Direito Previdenciário

Existindo incapacidade parcial e permanente é possível a concessão de aposentadoria por invalidez no caso de doenças estigmatizantes que não se relacionem com o HIV

Por REDAÇÃO CASCONE

No dia 23 de setembro de 2021 a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiu, por maioria, dar provimento ao incidente de uniformização nacional, julgando-o como representativo da controvérsia, para fixar a seguinte tese:

Leia mais »
Destaques Direito Previdenciário

Professores e professoras confiram as regras aplicáveis e dicas importantes para pleitear seu benefício de aposentadoria!

Por CLAUDIA CAROLINE NUNES DA COSTA

Os professores, especialmente os da Educação Básica, sempre foram tratados por nossa legislação de forma diferenciada, primeiramente por ser o Magistério considerado como atividade penosa (código 2.1.4 do Anexo ao Decreto nº 53.831/64) e, mais recentemente, em virtude de sua relevante função social.

Leia mais »
Destaques Núcleo Antirracista

Racismo e Intolerância Religiosa

Por NÚCLEO ANTIRRACISTA

As práticas de ofensas às crenças, rituais e práticas religiosas, somadas à falta de habilidade ou à vontade em reconhecer e respeitar diferentes crenças de terceiros, podem ser consideradas crimes de ódio que ferem a liberdade e a dignidade humanas.

Leia mais »
Destaques Núcleo Antirracista

Você sabe qual a diferença entre os crimes de injúria racial e racismo?

Por NÚCLEO ANTIRRACISTA

Os crimes de injúria racial e racismo são diferentes e possuem previsões legais distintas.

Leia mais »
Destaques Núcleo Antirracista

O racismo está entre as mais graves violações de Direitos Humanos existentes na atualidade.

Por NÚCLEO ANTIRRACISTA

Acreditamos que o combate ao racismo será ineficaz se depender apenas do aparato estatal. Por isso, o escritório Cascone Advogados Associados construiu um Núcleo Antirracista, composto atualmente por 7 advogados e advogadas dispostos a oferecer assessoria jurídica às pessoas que forem vítimas de injúria racial, ou que quiserem denunciar um crime de racismo.

Leia mais »
Destaques

A inclusão social do trabalho e o combate à discriminação do trabalhador com deficiência

Por RAYSSA ANDREZZA DE MORAES BERTELLI

A importância da efetividade da inclusão social e a necessidade da observância dos dispositivos que versem sobre a proteção dos trabalhadores com deficiência e que combatem a discriminação.

Leia mais »
Direito Previdenciário

Aposentadoria especial dos médicos e demais profissionais da saúde

Por CLAUDIA CAROLINE NUNES DA COSTA

A modalidade de Aposentadoria Especial foi incluída na legislação previdenciária e é devida ao segurado que tiver trabalhado em condições especiais que prejudiquem a sua saúde ou sua integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos. Assim, uma vez que o profissional laborou em situação potencialmente danosa à sua saúde, a lei não exige o cumprimento integral do tempo de contribuição de serviço, como o exigido para os demais trabalhadores que laboraram em situação de normalidade.

Leia mais »